quarta-feira, 1 de julho de 2009

PROJETO BULLYING

Escola Sem Bullying

Definição

Conjunto de ações agressivas intencionais, repetitivas e sem razão aparente cometida por um indivíduo - ou grupo - que causa sofrimento a outro.

Pesquisa realizada em uma escola:

Foram pesquisados 2160 alunos entre 5ª e 8ª séries, dos quais:
* 84% dos alunos disseram que atualmente ocorrem situações bullying na escola.
* 27,4% admitem que participem diretamente dos eventos bullying, como agressores ou vítimas.
* 88,3% dos jovens disseram que esperam intervenção dos adultos nessas situações.

Objetivos Gerais

Devido ao grande incentivo que vem sendo dado nos ultimos tempos a inclusão, e ao fato de ainda assim nas escolas o preconceito e as brincadeiras que realmente podem ofender uma pessoa continuarem a circular na ambiente estudantil, resolvi que o bullying deveria ser abordado de forma mais direta de maneira a concientizar as próprias crianças dos efeitos de algumas dessas suas brincadeiras.

Objetivos Especificos

Eu como professor de matemática tenho por objetivo além de melhorar o convívio dos alunos em sala de aula, obter um melhor rendimento dos mesmos. Uma vez que ao se relacionarem melhor as brigas irão diminuir e os alunos que possuem uma maior facilidade poderão ajudar aos demais.

Justificativa

A necessidade e a urgência de um trabalho como esse se da tendo em vista as diferentes agressões (moral, física, verbal) vivenciadas no cotidiano das atividades escolares, nos diferentes tempos e espaços.

Metodologia utilizada

Apresentação de seminários sobre os temas racismo, pluralidade cultura, com reflexões e debates, até interação com a comunidade para trocas de experiências e depoimentos relacionados às práticas de bullying, e a montagem de mural para expor as pesquisas que forem realizadas e as descobertas dos alunos em relação ao tema.

Referencial Teórico

Material disponibilizado na internet.

Referências Bibliográficas

Bullying. Disponível em: Acessado em: 09/08/07.

Bullying Violência na Escola. Disponível em:

Acessado em: 10/08/07.

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