quarta-feira, 1 de julho de 2009

PROFESSORES FASCINANTES

Bons Professores corrigem comportamentos
Professores fascinantes resolvem conflitos em sala de aula

Problemas que surgem nas salas de aula podem ser encarados pelos professores de várias maneiras, contudo há poucas maneiras inteligentes de se fazer isso.
Professores que criam o hábito de discutir com seus alunos provocam neles uma tensão que obstrui a sua inteligência, pois no momento da discussão a emoção fecha a território da memória no cérebro deixando para eles reações instintivas para serem tomadas.
O melhor a fazer é esperar uns instantes e chamar o aluno ou os alunos em particular e conversar com eles. O diálogo supera em todos os aspectos a uma lição de moral.
Um erro cometido com freqüência tanto pelos pais quanto pelos professores é tentar ridicularizar o filho ou o aluno a fim de se mostrar superior, nada pior do que fazer isso, pois a pessoa que não pode responder ou revidar começa a guardar para si um sentimento de ódio que a corrói conforme ela fica revivendo e recordando o momento.
Isso faz com que você perca não só o respeito como o amor daquela pessoa, sem falar no mal que aquilo causa na criança que muitas vezes fica perturbada o resto da vida.
O que se deve fazer é incentivar a criança a argumentar e quando o que ela fez não tem realmente justificativa é importante deixar bem claro o porquê daquela situação para que ela seja capaz de refletir sobre aquilo e compreender a situação.
Contudo se o professor perder a razão e brigar, gritar com os alunos é importante explicar posteriormente o motivo do excesso e se desculpar sem medo de perder a autoridade, pois é preciso muito mais coragem para admitir o erro do que para cometê-lo, e se o professor mantém uma relação de diálogo e respeito com os alunos eles saberão entendê-lo e admirá-lo.
É sempre bom lembrar que ninguém gosta de ser repreendido e se isso é feito de qualquer maneira corre-se o risco de criarmos pessoas amarguradas, frustradas e sem poder de argumentação, portanto é melhor ser admirado do que temido.

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